História do Caderno Alibombom


O Cadeno Alibombom é resultado de um projeto elaborado pela Professora Graça, com a participação  das professoras da Escola Municipal Júlia Paraísoem Belo Horizonte.


Todos os dias, Graça chegava à sala de aula e numerava o quadro para orientar a escrita de seus alunos em processo de alfabetização. Cada pauta do caderno era numerada de a 1 a 3, sendo que o número 2 vinha circulado para indicar a pauta condutora da escrita, o número 1 indicava a escrita das letras maiúsculas e de hastes ascendentes, e o número 3 de hastes descendentes.

             


A partir dessa experiência, nasceu o Caderno Alibombom, com as seguintes especificidades:
  • Tamanho especial - 30,5cm x 22cm.
  • Gramatura especial das folhas internas - crianças em fase de alfabetização geralmente escrevem "com força". Essa gramatura permite que as folhas não fiquem marcadas e não rasguem facilmente com o uso da borracha e/ou da cola, resguardando a estética do caderno.
  • Todas as folhas são margeadas - economia de tempo e trabalho para professores, pais e alunos.
  • Pautas de cor azul claro - facilita a visualização da escrita feita a lápis.
  • Todas as pautas são numeradas - direcionando a escrita.
  • Espaço interno ideal para colagem de atividades sem precisar fazer "dobrinhas" que atrapalham a escrita no verso da folha.

Este projeto traz em sua essência um caráter inovador fundamental na prática pedagógica. Ele cumpre também uma função social que é permitir a apropriação da escrita para todos, sem distinção de gênero, etnia ou classe social.

A aceitação do caderno no meio educacional tem sido muito significativa, podendo ser comprovada por sua utilização nas redes de ensino público e privado.

O Caderno Alibombom foi lançado oficialmente em Abril de 2006, na IV Pedagógica Congresso Internacional de Educação, no Minascentro em Belo Horizonte.

Atualmente, o Caderno Alibombom é produzido pela Máxima Cadernos.

São três modelos diferentes, direcionados à faixa etária de quatro a nove anos, de acordo com o projeto pedagógico de cada escola.